A vida dos administradores de sistemas, sejam eles especialistas em quaisquer plataformas de mercado (Microsoft, Linux, nos vários sabores de Unix, Apple, etc…) não é nada fácil. Além de garantir a disponibilidade precisa e ininterrupta de serviços e sistemas, ser responsável pelas políticas de backup e segurança dos servidores e, estarem sempre atentos às falhas que costumam ser descobertas corriqueiramente (fazendo migrações e atualizações quase que diariamente), precisam fazer tudo isso o tempo todo, de vários lugares, dentro ou fora da empresa.
É comum hoje em dia, precisarmos alterar a configuração de acesso a um diretório, configurar uma determinada função nova ou mesmo setar opções em serviços ativos em servidores Windows Server 2003 estando fisicamente distantes desse equipamento. Por exemplo, a partir de uma máquina com Windows XP instalado ou mesmo alguma distribuição de Linux. Muitos são os casos onde o servidor Win2003 nem monitor ou teclado possuí. É neste momento que percebemos a necessidade de administrarmos o sistema de forma transparente e remota.
O que muitos usuários e administradores de sistemas em início de carreira desconhecem, é que é possível se administrar remotamente um servidor com Win2003 a partir de um equipamento com o Windows XP ou mesmo com alguma distribuição Linux (inclusive as distribuições Live-CD, como é o caso do Kurumin, por exemplo), de uma forma extremamente simples, com poucas configurações e muito bom desempenho numa rede interna (quando o assunto é a internet é preciso se avaliar bem o custo x benefícios, dado o tráfego, muito embora seja totalmente possível).
Para ativar/configurar a infra-estrutura, a primeira coisa a se fazer é “dizer” ao seu servidor Win2003 que você deseja compartilhar remotamente a sua área de trabalho. Para tanto, basta clicar com o botão direito do mouse do ícone “Meu Computador”, na guia “Remoto” e, a posteriori, na opção “Permitir que usuários se conectem remotamente ao seu computador”. Por padrão, o usuário “administrador”, a partir do momento que a opção é ativada, já pode fazer o acesso/login remotamente (é o único usuário que por default é aceito remotamente). Ainda em tempo, você pode clicar sobre o botão “Selecionar usuários remotos” e adicionar quaisquer outras contas de usuários que você deseja permitir o acesso remotamente (os usuários precisam estar efetivamente cadastrados como contas ativas no sistema Win2003).
Deve ficar claro que é possível se adicionar/instalar no servidor Win2003 a função de Terminal Server. Nesse caso, além de ser possível compartilhar a área de trabalho e aceitar conexões remotas de usuários específicos, você pode facilmente configurar opções intrínsecas ao serviço, como por exemplo controlar as conexões individualmente, se comunicar com os usuários conectados remotamente por intermédio de mensagens texto, gerenciar pastas temporárias, etc… – No entanto, até aqui, a dica pode ser usada igualmente tanto em um Windows 2003 Server, quanto Windows XP ou Vista, afim de administrá-los (logar como administrador) remotamente. Uma outra ressalva importante é que em equipamentos Windows XP, por exemplo, se a técnica for empregada, no momento em que o administrador se conectar remotamente, o usuário que por ventura esteja atualmente conectado, trabalhando no PC, será desconectado. Isso acontece por que o Windows XP não admite mais de uma conexão de usuário simultâneamente na memória (não é multi-usuário real).
Bem, depois de configurarmos o “equipamento servidor” para aceitar administração/conexões remotas, é hora de sabermos como fazer o acesso por intermédio do cliente, que pode ser um desktop da sua empresa, o seu laptop ou sua máquina de trabalho. No caso do Windows XP, basta executar (que tal criar um ícone na área de trabalho?) o utilitário mstsc.exe (inicar->executar->mstsc.exe). Pronto, é isso mesmo, é acessar o aplicativo e efetuar a conexão, informando o IP do servidor Win2003, usuário e senha válidos. Através do mstsc.exe é possível se compatibilizar recursos locais com os do servidor, resolução de tela, profundidade de cor e demais recursos que serão gerados a partir do servidor, na máquina cliente.
Também é possível se fazer o acesso remotamente, a partir de um equipamento com alguma distribuição Linux instalada. Neste caso, o ideal é usarmos o programa rdesktop, que vem pré-instalado em boa parte das distros comuns ou pode ser instalado facilmente em qualquer uma delas. No Kurumin 7, por exemplo, o rdesktop vem instalado, é só usuá-lo. O rdesktop é um programa que usa o protocolo RDP, o mesmo protocolo que o mstsc.exe uitiliza para “conversar” com o serviço de compartilhamento de área de trabalho dos sistemas da Microsoft. Isso significa que você pode perfeitamente bem administrar remotamente um servidor Win2003 (ou ainda o seu Windows XP ou Vista) a partir da sua distribuição Linux favorita.
Estando com pelo menos o servidor X ativado (não necessariamente com algum gerenciador de janelas) no Linux, basta abrir um terminal e informar:
# rdesktop -5 -a 16 -u administrador -p senha_do_administrador 192.168.2.2
Pronto, o rdesktop fará a conexão no servidor 192.168.2.2, usuando a versão 5 do protocolo RDP (-5), com profundidade de cor de 16bits (-a 16), logando como administrador.
Espero que tenham gostado e aproveitado as dicas e macetes do artigo. Até a próxima!