Esta contribuição está participando do sorteio da Mochila Targus Matrix. Envie seu texto e participe você também, você contribui com outros usuários e ainda pode faturar uma mochila novinha em folha para o seu laptop. Saiba mais sobre como participar.
Sobre o Autor:
Anderson Livramento
andi.devel@gmail.com
Procurando nos fórums acabei achando diversas formas diferentes para alterar a codificação de caracteres padrão do Ubuntu (que no caso é UTF-8) para a ISO-8859-1 (também conhecida como LATIN1). No final, a que mais deu certo foi a mistura de algumas delas. Veja abaixo. Válido para o Ubuntu 6.06 Dapper. Talvez seja os mesmos procedimentos em outras versões e em outros Debian like.
Passo a passo:
1. sudo gedit /var/lib/locales/supported.d/local
Adiconar, em uma nova linha, e se ainda não existir, o idioma e o character encoding: pt_BR ISO-8859-1 # ou pt_BR.UTF-8
2. sudo gedit /etc/locale.alias
Adicionar, em uma nova linha, e se ainda não existir, o alias para o idioma: pt_BR pt_BR.ISO-8859-1 # ou pt_BR pt_BR.UTF-8
3. sudo gedit /etc/environment
Editar as linhas com as variáveis de ambiente LANG e LANGUAGE: LANG=”pt_BR” # ou pt_BR.UTF-8 LANGUAGE=”pt_BR:pt:pt_PT”
4. Executar esses dois comandos
sudo locale-gen
sudo dpkg-reconfigure locales
Se não me engano, em um Debian “puro”, só um dpkg-reconfigure locales resolve o problema, uma interface ncurses é apresentada fazendo algumas perguntas e altera os arquivos supracitados automáticamente. Lembrando que “pt_BR” em mutios casos (senão todos) é sinônimo de “pt_BR.ISO-8859-1”.
Enjoy.