É incrível, mas muita gente não sabe que antes do Windows 3.11 (bastante popular na época) houveram versões preliminares. É exatamente isso, o Windows também teve sua versão 1.0 e ela acaba de comemorar 30 anos de vida. Em 20 de novembro de 1985 a Microsoft lançou a versão 1.0 do sistema operacional com desktop gráfico conhecido como Windows, que no início tinha a ideia de ser apenas uma extensão do MS-DOS e mais tarde se tornaria um “sistema operacional completo”.
Comercial na TV Americana sobre o lançamento do Windows 1
Quem já assistiu Piratas do Vale do Silício (e todo aluno de cursos de tecnologia certamente já assistiu), sabe que o Windows foi mais uma resposta ao Mac OS lançado em 1984, que tinha como grandes atrativos a sua interface gráfica, interação com o mouse, ícones e menus – justamente numa época em que Microsoft rompia relações com a sua principal cliente, a Apple, para se tornar concorrente no campo dos sistemas operacionais.
Nos últimos 30 anos a Microsoft lançou cerca de 19 versões do Windows consideradas ‘novas’, sem levar em conta vários forks ou implementações em outras plataformas de hardware. Para relembrar a ‘odisseia’ do sistema operacional mais popular do mundo (detém mais de 90% do mercado ainda hoje em dia), veja esta matéria bacana do IDG Now! ou então este outro post no GuiadoHardware.