Não é de hoje que a idéia de máquinas auto-suficientes povoa a ficção científica. Que atire o primeiro teclado quem nunca assistiu algum dos filmes estrelados pelo Arnold Schwarzenegger ou a trilogia onde o Neo, o escolhido, nos salva do mundo controlado pela realidade virtual da Matrix! 🙂
Salvo certo exagero inerente às produções de hollywood e a óbvia distância que ainda temos de uma inteligência artificial neural efetiva, podemos afirmar que em algum tempo teremos máquinas fazendo réplicas de si mesmas (reprodução automática). Prova disso são os modelos da nova geração de impressoras 3D, capazes de “imprimir” com extrema facilidade qualquer peça, equipamento, utensílio ou objeto com total fidelidade.
Atualmente estas impressoras são vendidas nos EUA a partir de U$ 15.000,00 e a empresa que detém a patente afirma que os valores vão cair ainda mais nos próximos anos. Isso vai possibilitar, em médio prazo, que pessoas comuns tenham em casa uma “máquina de replicar” e possam, de certa forma, clonar pessoas e objetos (ao menos na forma).
Alguém duvida que em alguns anos veremos máquinas fazendo máquinas em produções seriais?