Que tal fazer o download de 720 DVDs em um segundo?

Ao ler o título deste post você deve estar se perguntando: “Legal Jack, isso com certeza será possível. Mas num futuro bem distante!”. Na prática, embora ainda não comercialmente, a tecnologia atual já responde afirmativamente ao questionamento que encabeça este texto.

Segundo o blog InsideTechno, “os laboratórios R&D da KDDI em conjunto com o Instituto Nacional de Informação e Comunicação do Japão, anunciaram ontem o mais avançado cabo de fibra ótica do mundo. Segundo a companhia, o novo cabo é capaz de transmitir 30 terabits de dado por segundo, uma velocidade 10 vezes maior do que as do cabos atuais que transmitem 3 terabits.

Para se ter uma idéia da velocidade, com esse cabo seria possível baixar 720 DVD de 2 horas cada em apenas 1 segundo. Não, eu não errei as contas, é isso mesmo. E é claro que depois de pensar na possibilidade de ter essa velocidade no meu computador eu também estou entrando em depressão. É melhor nem pensar nisso.

Os pesquisadores também informaram que será possível transmitir dados em uma distância de 240Km, e que esperam que ela seja comercializada em 2012. Um dos primeiros compradores deve ser o Japão, que pretende investir US$ 210 milhões para ter todas suas cidade conectadas pelo novo cabo.”

Obviamente que este tipo de elo deve ser utilizado inicialmente apenas na concepção de backbones de grandes empresas e órgãos e até mesmo interconexão entre cidades e países, por exemplo. Trata-se de uma tecnologia que não foi projetada com enfoque no usuário final, pelo menos não num futuro próximo.