Otimizando o Windows 98/ME

A primeira vista pode parecer um pouco estranho para a grande maioria dos visitantes aqui do website, acessar o JACK.eti.br e ver um post sobre otimização do MS Windows 98/ME. Confesso que num primeiro momento, talvez eu também teria uma reação semelhante! 🙂

Contudo, quem trabalha na área de TI, quem conhece efetivamente a realidade de nossa cidade/região, bem como, boa parte dos pequenos complexos computacionais, sabe que o Windows 98 ainda é uma realidade muito presente nos equipamentos em geral. Na prática, é muito mais comum observarmos empresas de pequeno porte, usando vários PCs com Windows 98 ou ME, em rede ou em modo “single”, do que se possa imaginar!

Sem entrar no mérito da questão técnica, afinal cada cenário é único e precisa ser avaliado de maneira singular, é preciso se atentar ao fato mencionado nos parágrafos acima. O mercado é sempre maior que o profisisonal, isso significa que todo bom profissional de TI, mesmo tendo suas preferências pessoais e opiniões técnicas, precisa se adequar as realidades organizacionais (pelo menos enquanto não consegue mudar a concepção administrativa ou mesmo “inputar” inovações/upgrades).

Faz-se importante lembrar também que, ao menos oficialmente, o Windows 98 teve seu suporte descontinuado pela Microsoft (a exemplo do Windows NT). Isso significa dizer que os paths de segurança e mesmo atualizações a nível de performance não saem mais. Mesmo os que possuem uma cópia legalizada do Win98 não terão mais suporte formal por parte da Microsoft. Como se não bastasse, as aplicações atuais e, obviamente, futuras estão/serão desenvolvidas pensando em versões mais recentes do Windows, o que efetivamente compromete a manutenabilidade do Windows 98/ME em complexos modernos. Não podemos esquecer que, mediante análise de cenário, é possível se substituir muitos ambientes computacionais legados, ainda usando Windows 95/98/ME, por distribuições Linux, com pacotes atualizados e design/suporte à hardwares modernos.

De todo modo, caros leitores e amigos, principalmente a nível regional, o Windows 98 ainda tem uma boa fatia do mercado, seja doméstico ou empresarial. Pensando exatamente nisso, resolvi fazer uma compilação das principais dicas e macetes (que realmente funcionam) para otimização e manutenção de equipamentos com Windows 98 instalado:

Espero que aproveitem a compilação de dicas. Todos os direitos sobre os textos são de seus respectivos autores!