Participe do SoLISC 2009 e saiba mais sobre o Zabbix

Os visitantes mais atentos do blog já devem ter percebido (na barra lateral direita) há algum tempo o banner de divulgação do 4º Congresso Catarinense de Software Livre (SoLISC), que acontecerá este ano nos dias 26 e 27 de novembro, nas dependências do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nas palavras dos organizadores,  “o  evento aconteceu por três vezes em Santa Catarina, sendo duas em Joinville e uma em Florianópolis. Nessas edições contou com um público de 900 pessoas em média e um feedback muito positivo da Comunidade de Software Livre (estudantes, usuários, desenvolvedores, profissionais, empresários, governo, simpatizantes ou apenas curiosos) através de mini-cursos, debates e palestras”.

Durante o SoLISC 2009 terei um bate-papo com os participantes abordando a temática: “Zabbix: Gerenciamento centralizado, monitoramento distribuído”. Conforme a agenda preliminar, a minha fala deve acontecer no dia 26/nov, às 10:00 horas na sala 02. Obviamente que todos aqui estão convidados a participar do encontro, e os interessados podem realizar a inscrição no website oficial do SoLISC. Entretanto, como nem todos os leitores aqui do JACK.eti.br poderão participar do evento, estou tomando a liberdade de adiantar a tônica da minha fala. Abaixo segue um pequeno resumo da palestra, que terá seus slides disponibilizados para download aqui mesmo no blog e no próprio site do SoLISC 2009.

Resumo da palestra:

Ambientes computacionais modernos exigem cotidianamente de administradores de redes e gestores de TI ações pró-ativas, com o objetivo de garantir a continuidade e escalabilidade da infra-estrutura física/lógica. O Zabbix é uma plataforma de código aberto com recursos avançados de monitoramento de ativos de rede, que possibilitam o gerenciamento de redes complexas e fisicamente distribuídas, com baixo overhead de pacotes.

A palestra abordará a temática do monitoramento distribuído (segmentado em LANs) de equipamentos e ativos de rede, mas com gerenciamento centralizado (a partir de uma “sala de controle”… um nó central). Sem entrar em detalhes específicos de instalação e configuração de pacotes e sistemas operacionais, a proposta é falarmos sobre as possibilidades da plataforma Zabbix e de um dos seus principais módulos, o Zabbix Proxy.

Desde que bem planejado e dimensionado, um único centro de operações pode atuar simultaneamente em vários equipamentos ou redes de computadores fisicamente dispersas ou de clientes distintos. Somando-se as potencialidades do Zabbix, uma plataforma open-source de monitoramento integrada a um engine de fácil customização e operacionalização, ao Zabbix Proxy, todo este trabalho complexo torna-se viável em função do baixo overhead de pacotes (pré-processamento de dados no Proxy instalado na rede cliente).

Outros pontos que também chamam a atenção neste tipo de arranjo é o significativo aumento da segurança da informação (menos conexões entre proxy e server e possibilidade de tunelamento) e a perspectiva de alinhamento das boas práticas de gerenciamento e entrega de serviços de TI (ITIL) à informações concretas obtidas através de variáveis, gatilhos e alertas emitidos pelo Zabbix. Fazendo uso de um material expositivo a palestra apresentará particularidades deste tipo de arranjo (vantagens e cuidados), a experiência prática da ConexTI na aplicabilidade desta técnica em cenários de clientes e na conexão/operação entre equipamentos proxy e server.