Olá Jack, tudo bem?
Depois da conversa na última aula na semana passada, dispertou em mim a curiosidade em virar um usuário do linux.Sempre tive interesse em conhecer o sistema, mas como o que ocorre com muitos, a comodidade em usar produtos da microsoft atrapalhou um pouco.
Agora que estou decidido a me libertar do windows, o único problema é qual distribuição escolher?
Lendo alguns artigos em sites especializados, encontrei um sistema que parece ser muito bom, é o “Ubuntu” (www.ubuntu-br.org) que inclusive foi escolhido o melhor sistema para desktops no ano passado e é em português.Acho que somente conseguirei tirar conclusões após instalá-lo.
O que voce acha? Tem alguma sugestão?
Olá!
Bem, essa sua questão é tão antiga quanto o próprio sistema operacional Linux. Como você deve saber existem algumas dezenas de distribuições Linux no mercado, cada uma com suas especificidades e atributos.
Algumas são pagas (como é o caso da Red Hat e da SuSe, embora com versões “reduzidas” gratuitas) e outras são completamente abertas e gratuitas (Debian, Slackware, Vector Linux, etc…). Algumas outras distros são Live-CDs (rodam diretamente a partir do CD, não exigem que você instale software algum no HD). Neste grupo, por exemplo, existem aquelas que te permitem inclusive instalar programas novos na distribuição sem usar o winchester, diretamente na RAM (Kurumin Linux e Knoppix).
Temos também diferenciações a nível de enfoque da distribuição. Algumas tem um enfoque claro no administrador de sistemas (aquele que quer algo simples, robusto para implementar o seu servidor de e-mails) e, temos as que são totalmente baseadas no usuário final (Puppy Linux, Ubuntu Desktop, Gentoo etc…). Na prática, você pode tanto usar uma distro for desktop para montar um servidor, como usar uma “distribuição tida como mais crua” para instalar no seu laptop pessoal. As variações são infinitas, e por isso a resposta à sua pergunta não é singular!
Te aconselho a olhar com bastante carinho e atenção este texto desenvolvido pelo Augusto Campos e mantido no Br-Linux.org. Ele basicamente estende as conceitualizações levantadas por este post.
De todo modo, pessoalmente, gosto muito da distribuição Ubuntu Linux. Tanto é verdade que a utilizo em meu desktop (em casa) e no meu laptop. É o meu sistema operacional padrão para navegar na internet, gravar CDs/DVDs, ouvir minhas MP3 e, até mesmo programar (JAVA, PHP, Python, Ruby on Rails). No entanto, é importante reiterar que trata-se de uma preferência bem pessoal no que se refere à desktops. Quando o assunto é servidores, costumo usar muito o Debian e o Slackware, mas já implementei servidores com o Fedora e até mesmo com o Mandrake.
Ainda em tempo, lhe aconselho a se inscrever na LinuxNet: http://www.linuxnet.jack.eti.br. Lá você poderá tirar suas dúvidas e compartilhar seus conhecimentos com outros usuários Linux!
Linux é Linux… A distribuição? Escolha a sua! 😉
Espero ter ajudado…
Abraços!
Jack