A notícia abaixo foi publicada no IDG Now! e, de certa forma, não é nenhuma grande novidade. Pessoalmente já tive a oportunidade de observar “N” projetos de adoção, conversão ou migração de softwares proprietários para softwares livres e, boa parte desses projetos infelizmente fracassaram. Não por deficiência dos softwares em si, nem por falta de opções, mas por puro falta de PREPARO e CONHECIMENTO por parte dos consultores e pessoas envolvidas nas migrações.
Segundo as previsões do Gartner para a tecnologia na América Latina, divulgadas hoje pelo IDG Now, a tendência atual é que as análises de adoção de soluções de código de aberto em empresas falhem em sua absoluta maioria – mas não por deficiência das ferramentas em si, e sim pelo pouco entendimento das estratégias de adoção.
Me parece que o mercado ainda tem um bom caminho a percorrer antes de ser fácil encontrar administradores de TI que compreendam com clareza todos os aspectos envolvidos na adoção de uma ferramenta de código aberto, sem tentar aplicar a este modelo as mesmas ferramentas e métricas adotadas para os modelos já tradicionais, sem tentar vender a idéia de que o software livre não tem custos, e sem reinventar a roda a cada novo projeto.
Para ler mais: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2006/08/23/idgnoticia.2006-08-23.4027291167/IDGNoticia_view
Fracasso com Software Livre?
Publicado em