Configurando o sources.list para versões antigas do Debian Linux

É bastante trivial termos que instalar/atualizar pacotes de softwares naquela versão antiga da distribuição Debian Linux (do buzz ao etch, atualmente). A primeira coisa que tentamos fazer é usar o velho comando apt-get install pacote, mas isso provavelmente não vai dar certo. O seu Debian vai “reclamar”, dizendo que não conseguiu achar o repositório dos pacotes e você vai conferir se o server/pc/notebook está conseguindo navegar na web e depois vai verificar o seu arquivo /etc/apt/sources.list.

Neste momento você percebe que tudo parece ok, mas mesmo assim nada de conseguir instalar o pacote. Muita gente não sabe, mas por uma questão de controle e performance, a distribuição Debian mantém nos seus repositórios de pacotes apenas as versões atuais (stable, unstable e testing) e arquiva as versões antigas. As versões são guardadas por seus codinomes sob o diretório dists/.

Mas isso não significa que você não possa acessar estes repositórios antigos pelo próprio apt-get. Na prática, precisamos apenas acrescentar no arquivo sources.list o repositório dos archives e continuar com o processo normal:

Acrescentar a linha abaixo no arquivo /etc/apt/sources.list (no exemplo abaixo, estamos acessando o repositório do Debian 4):

  • deb http://archive.debian.org/debian/ etch contrib main non-free

Rodar o apt-get update:

  • # apt-get update

Instalar o pacote diretamente do repositório oficial, da versão antiga (lembrando novamente,  no nosso caso, o Debian Etch):

  • # apt-get install pacote

Para saber mais, visite: http://www.debian.org/distrib/archive

Saiba mais sobre o APT: http://www.jack.eti.br/www/?p=98