No início deste ano o BackTrack 4 foi oficialmente lançado e, diferentemente das versões anteriores, desenvolvido sob a base operacional do Ubuntu Linux. Na prática o BackTrack é uma distro que trás embarcadas ferramentas para auditoria de segurança, computação forense e testes de penetração em redes e equipamentos.
Ele pode ser baixado gratuitamente da internet e a sua ISO, em função do acréscimo de ferramentas e da nova base operacional, tem cerca de 2GB. Você pode efetuar o download da ferramenta, queimar um DVD e sair rodando (liveDVD). Existe inclusive uma versão empacotada numa máquina virtual (VMWare).
No entanto, você pode querer ter todas as funcionalidades do BackTrack no seu Debian/Ubuntu (e afins) pré-instalado – do tipo instalar um “meta-pacote”. Se este é seu objetivo, siga com o procedimento (imaginando ser no Ubuntu, já que estamos usando o “sudo” para executar os comandos):
- Baixe e importe o arquivo GPG (chave) do repositório APT para obter os pacotes:
- $ wget -q http://archive.offensive-security.com/backtrack.gpg -O- | sudo apt-key add –
- Adicione a respectiva linha ao arquivo /etc/apt/sources.list:
- $ sudo echo “deb http://archive.offensive-security.com pwnsauce main microverse macroverse restricted universe multiverse” >> /etc/apt/sources.list
- Atualize o banco de dados do APT:
- $ sudo apt-get update
Agora você já pode instalar o meta pacote do BackTrack, tanto via apt-get quanto via gerenciador gráfico (Synaptic, por exemplo). 😉