Esta contribuição está participando do sorteio da Mochila Targus Matrix. Envie seu texto e participe você também, você contribui com outros usuários e ainda pode faturar uma mochila novinha em folha para o seu laptop. Saiba mais sobre como participar.
Sobre o Autor:
Wosley Nogueira
http://antenatech.blogspot.com/
O Nagios é um programa open source (sob licença GPL) de monitoração de hosts, de serviços e de rede. Ele é desenvolvido para informar sobre problemas de rede antes que seus clientes, end-users ou gerentes o façam. Ele tem sido projetado para rodar em GNU/Linux, mas trabalha muito bem com outras variantes *NIX. O daemon de monitoração roda checagens intermitentes nos hosts e serviços que são especificados usando plugins externos que retornam informações de estado para o Nagios. Quando são encontrados problemas, o daemon pode enviar notificações para contatos administrativos de várias formas diferentes (email, instant message, SMS, etc.). Informações sobre o estado atual, histórico de logs e reports podem ser todos acessados através de um navegador web.
É possível obter relatórios de disponibilidade e configurar ações corretivas para os problemas ocorridos na rede. O Nagios tem uma interface que permite monitoramento via WAP e Browser (Netscape, Mozilla, Galeon…), possui configuração de alertas, o que permite tomar ações corretivas para um erro eminente.
A ferramenta possui também níveis de problemas e a partir deles o sistema pode enviar ou não notificações para os interessados. Por exemplo, como mostrado na figura abaixo, configuramos três níveis de problemas: OK, WARNING e CRITICAL, para acionar os setores ou usuários interessados.
Atualmente, o Nagios está sendo testado para monitorar os seguintes serviços:
HOST GROUP / SERVIÇOS
- Servidores de Aplicação: Http e Tomcat
- Servidores de Banco de Dados: Desevolvimento – Oracle e SSH; Produção – Oracle, Tamanho do Archive Externo, Tamanho do Oracle Indices, Tamanho do Oracle Logs, Replicação.
- Servidores Linux: Local – Http e SSH; Proxy – Squid
- Mainframe IBM 3270: emulador telnet
- Pontos descentralizados: Ping
- Servidor Windows: rastreamento da frota.
Está previsto para o próximo ano, testarmos no Nagios o monitoramento de temperatura, umidade e fumaça da sala dos servidores, utilizando sensores adequados para esta atividade. O objetivo é obter o monitoramento total dos recursos computacionais disponíveis e para isso o Nagios tem se tornado excelente aliado.