Finalmente, depois de muitas especulações e algumas mudanças radicais – principalmente no que se refere à shell padrão desta nova versão, o Ubuntu 11.04 (codinome ‘Natty Narwhal’) foi lançado oficialmente hoje (28/04), seguindo o cronograma previamente divulgado. O link para download é o habitual.
Segundo o GDH, para usuários de PCs, o Ubuntu 11.04 tem como marcante a entrada do Unity como shell padrão, unificando então as versões para notebooks e desktops, e, segundo o CEO da Canonical, Jane Silber, traz estilo e eficiência na experiência do usuário. Lembro ainda que, para quem não gostar do Unity, é possível escolher o item Ubuntu Classic no menu do GDM.
Dentre as novidades, podemos destacar:
- Nova interface/shell Unity;
- Fusão da edição Netbook com a Desktop;
- Instalador ainda mais fácil de usar.
Em ternos de versões, além do Unity 3.8.10 propriamente dito, temos no Ubuntu 11.04 o kernel 2.6.38, além de LibreOffice 3.3.2 e Firefox 4; no Xubuntu, há o novíssimo XFCE 4.8. A manutenção para a versão 11.04 se dará por 18 meses, até outubro de 2012; a versão está disponível em 43 idiomas.
Para desenvolvedores, imagens de referência são oferecidas para plataformas ARM da Texas Instruments (TI) selecionadas. Já o Ubuntu Server 11.04, além de reduzir o consumo de energia, torna a administração mais fácil; as versões para UEC e EC2 possuem novo kernel, e opções de inicialização e configuração melhoradas.
Veja também o vídeo que mostra um pouco sobre algumas novidades dentro do Unity: http://vimeo.com/22932847