Há alguns anos considera-se o dia 25 de maio o Dia do Orgulho Nerd. A data foi escolhida por conta do lançamento do primeiro Star Wars, mas muitos consideram este unicamente o Dia da Toalha.
Os nerds, ou geeks, sempre eram excluídos dos outros grupos. Considerando inteligentes demais, ou estudiosos demais, eram motivo de piada e brincadeiras, especialmente durante o período escolar.
Recentemente esta imagem tem mudado, com algumas personalidades que se encaixam na descrição tradicional do nerd, como Mark Zuckerberg, o criador do Facebook e um dos homens mais ricos do mundo. Sua história acabou indo para os cinemas com “A Rede Social”.
Com este “sucesso”, a definição deste grupo começou a se ampliar a aceitar alguns tipos de variações. Há quem goste de quadrinhos de super-heróis, outros preferem os mangás japoneses, uns são fãs de ficção científica ou de filmes de aventura. Eles têm se tornado cada vez mais ecléticos e variados.
Um exemplo de geek, algumas vezes estereotipado, e que tem feito sucesso são os quatro protagonistas do seriado “The Big Bang Theory”. Eles são cientistas que trocam programas comuns como sair e namorar por montar robôs, jogar videogame, fazer experiências ou assistir a uma maratona de “Star Trek”. Importante lembrar que eles também não têm muito jeito com as mulheres (via Folha.com).
Independentemente da polêmica sobre o “Dia da Toalha”, fica aqui a homenagem do JACK.eti.br a todos os novos e velhos nerds! 🙂