D-Link lança Planejador Wi-Fi movido a AirMagnet Survey

Quem já implementou uma rede wi-fi, ainda que doméstica, já deve ter percebido que as coisas geralmente não são tão simples quanto diz o manual. Se num primeiro momento a ausência de cabos, conectores e a baixa infraestrutura necessária saltam aos olhos, depois de implementas, redes WLANs mal planejadas costumam dar muita dor de cabeça aos seus administradores. Nestes casos, a baixa performance, os problemas com segurança da informação e a oscilação na qualidade do sinal costumam ser as principais queixas de usuários.

Em função de um número de variáveis muito maior que as redes cabeadas, planejar redes sem fio é sempre uma tarefa mais árdua. Em ambientes corporativos mais amplos e com áreas externas que necessitam de cobertura, o projeto se torna ainda mais complexo. Embora existam várias soluções no mercado (em nível de hardware e software) para auxiliar os gerentes e engenheiros de TI que utilizam infraestrutura wi-fi, quase sempre este tipo de ferramenta é cara e com uma curva de aprendizado acentuada.

No entanto, o recente comunicado da D-Link, promete mudar esta sentença. Uma das fabricantes mais populares de dispositivos wi-fi do mundo anunciou que vai usar o Planejador AirMagnet da Fluke Networks para ajudar os seus clientes a planejar e utilizar corretamente as redes sem fio. Sem maiores informações comerciais, a D-Link garantiu que a sua solução deve ir ao encontro dos 2 principais empecilhos na hora da adoção de ferramentas de planejamento de redes sem fio (custo + complexidade de operação). Na prática, a D-Link pretende lançar a sua própria solução de planejamento wi-fi, que deve ser movida pelo AirMagnet Survey da Fluke.

De acordo com a IT Web,

O Planejador D-Link Wi-Fi, equipado com o AirMagnet, é uma ferramenta de planejamento de redes sem fio que permite ao usuário modelar a rede Wi-Fi e fornece um mapa preditivo confiável do sinal Wi-Fi e do desempenho, levando em conta os materiais de construção e as condições ambientes. Como a solução atual N° 1 do mercado, o AirMagnet oferece modelagem preditiva para determinar a quantidade, localização e configuração ideais dos Pontos de Acesso (PAs), a fim de otimizar a segurança, o desempenho e a conformidade. O Planejador D-Link Wi-Fi também inclui ferramentas automatizadas embutidas para ajudar os usuários com a estratégia de migração das redes antigas existentes 802.11a/b/g para a tecnologia 802.11n. A ferramenta de planejamento é compatível com todos os PAs D-Link disponíveis, e com os PAs Unificados Sem Fio.

Agora é esperar pra ver o quanto ($$$) popular a solução será e se realmente ela vai ser estendida aos modelos mais baratos de equipamentos da companhia.