Não deve ser nenhuma novidade pra ninguém que o Windows Server 8 – Beta está disponível pra download já há algum tempo. Embora eu conheça gente que já vem utilizando no novo sistema operacional de rede da Microsoft em seus servidores, a própria companhia esclarece que esta é uma versão para que profissionais de tecnologia da informação e desenvolvedores de software avaliem e compartilhem suas opiniões sobre a nova plataforma. Portanto, evitem utilizá-lo em produção!
Mas se você não quer instalar o sistema operacional ou simplesmente não quer sobrecarregar sua conexão com a internet para fazer download do instalador e saber das novidades, a própria Microsoft oficializou uma pequena lista de novidades que considera mais importantes no Windows Server 8. Segundo a empresa fundada por Bill Gates, o novo Windows Server é um sistema operacional de rede otimizado para a nuvem e trás as seguintes boas novas:
- Virtualização
- Suporte a 160 processadores lógicos e 1.024 VM’s por host físico; suporte a 32 vProcs e 1TB de memória RAM por máquina vitual;
- Suporte a estruturas “multi-inquilinos”, ou multi-tenant, ideais para construções de Private Cloud;
- Virtual Fiber Channel para VM’s;
- Hyper-v Replica (replicação ilimitada de VM’s para soluções de disaster recovery).
- Gerenciamento
- NIC nativo de placa de rede;
- Thin Provisioning (ideal para ambientes VDI);
- Powershell 3.0;
- Server Manager totalmente redesenhado, com suporte a instalações múltiplas de funcionalidades, em vários servidores diferentes.
- Acesso de aplicações de qualquer lugar
- Unificação das funções RRAS e Directaccess;
- RemoteFX para ambientes WAN;
- Suporte a USB para sessões RDP;
Para saber mais sobre o produto, que deve ser lançado juntamente com o Windows 8 Desktop, acesse o site oficial e fique por dentro de todas as novidades.