O Debian é uma das distribuições Linux mais antigas em atividade. É usada tanto na implementação de servidores críticos, para os mais variados fins, quanto em estações de trabalho. Como se não bastasse, serve de base para várias outras distros populares, como é o caso do Ubuntu e do Linux Mint. Famosa por sua robustez e foco em pacotes maduros, o Debian chegou neste último final de semana a sua versão 7.0 com o codinome “Wheezy”.
Segundo o core team do projeto, esta nova versão do Debian inclui vários recursos interessantes tais como suporte à multiarquitetura, várias ferramentas específicas para implantar nuvens privadas, um instalador melhorado, e um conjunto completo de codecs de multimídia e front-ends que eliminam a necessidade de repositórios de terceiros.
O suporte à multiarquitetura, um dos principais objetivos de lançamento do Wheezy
, permitirá aos usuários do Debian instalarem pacotes de múltiplas arquiteturas na mesma máquina. Isso significa que você agora pode, pela primeira vez, instalar tanto programas de 32 quanto 64 bits na mesma máquina e ter todas as dependências relevantes corretamente resolvidas, automaticamente.
O processo de instalação foi bastante melhorado: o Debian agora pode ser instalado usando software de voz, sobretudo, por pessoas com deficiência visual que não usam dispositivos Braille. Graças aos esforços combinados de um número enorme de tradutores, o sistema de instalação está disponível em 73 idiomas, e mais de uma dúzia deles também está disponível para síntese de voz. Além disso, pela primeira vez, o Debian suporta instalação e inicialização usando UEFI para novos PCs de 64 bits, embora não haja suporte para Secure Boot
ainda.
Você já pode obter o Debian “Wheezy” através dos seguintes links (torrent):
Versão 32 bits http://cdimage.debian.org/debian-cd/7.0.0/i386/bt-cd/
Versão 64 bits http://cdimage.debian.org/debian-cd/7.0.0/amd64/bt-cd/
Outras Arquiteturas: http://cdimage.debian.org/debian-cd/7.0.0/