Chocolatey: Seu APT-GET no Windows

Todo mundo que utiliza a suite APT (Advanced Package Tool) – uma inovação do Debian GNU/Linux “sabiamente copiada” por outras distros (enquanto conceito) –  sabe que baixar, instalar e atualizar aplicações  no mundo Linux, a partir de pacotes binários, é bastante simples. Tudo que você precisa fazer é configurar as fontes e espelhos de pacotes (que podem estar na sua rede local ou na Internet) e solicitar o pacote ao sistema operacional. O download e a instalação do software ocorre de forma silenciosa, sem interferir diretamente no ambiente operacional. O APT é capaz de baixar, instalar ou atualizar o aplicativo de forma totalmente automática… Uma maravilha!

O que pouca gente sabe é que já existem aplicações que tentam dar esta funcionalidade também para o ambiente Windows. Motivado por esta thread no OeSC-Livre, decidi mencionar aqui uma ferramenta que testei há algum tempo atrás chamada Chocolatey. Apesar de ser uma ferramenta BETA, o Chocolatey funciona muito bem e permite realizarmos a “instalação silenciosa” de mais de 900 aplicativos atualmente no Windows – efetuando download dos APPs a partir de mirrors do próprio projeto. Para instalar a ferramenta no Windows basta ter suporte ao PowerShell 2 e .NET Framework 4, abrir um prompt de comando do MS-DOS e digitar/executar:

C:\> @powershell -NoProfile -ExecutionPolicy unrestricted -Command “iex ((new-object net.webclient).DownloadString(‘http://chocolatey.org/install.ps1’))” && SET PATH=%PATH%;%systemdrive%\chocolatey\bin

chocolatey

O Chocolatey é licenciado sob Apache License 2.0, mas os aplicativos que eventualmente forem instalados em seu Windows, por intermédio da ferramenta, seguem suas respectivas licenças de uso e distribuição de software. Em geral, são catalogados pelo projeto apenas APPs gratuitos ou livres. Uma vez instalado no sistema operacional, você pode invocar o Chocolatey para instalar novos softwares de forma absoluta ou contracta, por exemplo:

C:\> cinst 7zip.install

Da até mesmo para atualizar todas as aplicações com um simples “cup all” – Como se fosse um Windows Update, mas voltado para os programas e não para o sistema operacional em si. Para saber mais sobre os comandos de instalação, remoção e atualização do Chocolatey, consulte o guia de referência oficial. Você também pode conferir a lista de pacotes disponíveis no projeto aqui e saber como colaborar com o projeto empacotando softwares aqui.