O The Debian Administrator’s Handbook, que há pouco tempo ganhou uma versão em português, começou como uma tradução do seu best-seller francês conhecido como Cahier de l’admin Debian (publicado pela Eyrolles) mas depois ganhou ‘vida própria’. Escrito por dois desenvolvedores atuantes do Debian, este livro, com licença de uso livre, cobre todos os tópicos que um administrador de Linux competente deve dominar, desde a instalação e atualização do sistema, até a criação de pacotes, passando pela compilação do kernel e chegando à aspectos como monitoramento, backup e migração – sem esquecer de tópicos avançados como configuração do SELinux para serviços seguros, instalações automáticas, ou virtualização com Xen, KVM ou LXC.
Nas palavras do tradutor,
O Manual do Administrador do Debian guiará o seu caminho para a autonomia. Só poderia ter sido escrito por autores que dominam tanto os aspectos técnicos como o funcionamento interno do projeto Debian, e quem conhece as necessidades de profissionais experientes, bem como de entusiastas. Raphaël Hertzog e Roland Mas tinham as qualidades necessárias, e conseguiram criar e atualizar este livro. Eu os agradeço muito pelo seu trabalho e não tenho nenhuma dúvida que a leitura deste livro será útil e agradável.
Você pode ler on-line o handbook em português, fazer download dele ou mesmo lê-lo no original (em inglês). Por se tratar de uma obra com licença de uso livre, aos que puderem, é sempre interessante colaborar com os autores. A colaboração, a título de doação, é totalmente opcional, mas muito bem-vinda. Só quem tenta escrever um livro ou traduzir uma obra sabe o quanto isso é difícil. Se preferir, ainda é possível comprar a versão impressa da obra – Neste caso, os autores também recebem um percentual sobre a venda! 😉