O mundo open-source

Download de software gratuito nunca foi uma boa opção para as empresas que querem economizar. Mas aquilo que os sistemas open source vinham prometendo há muito tempo parece ter, finalmente, se tornado uma realidade. O código aberto ainda não substitui suítes proprietárias, mas aos poucos vem diminuindo lacunas tecnológicas. Por ser leve e transparente no padrão de desenvolvimento, a tecnologia vem sendo considerada como uma alternativa para a complexidade e os riscos de integração de aplicativos corporativos.

Mas, e os custos escondidos nas horas de especialistas, consultores e suporte? Esse parece não ser mais o principal obstáculo para adoção da ferramenta, já que sistemas de código aberto não se restringem aos data centers. Nos últimos dois anos, soluções open source deixaram de ser um estrangeiro para virarem cidadãos do mundo da TI. Nesse meio tempo, todo o burburinho sobre propriedade intelectual praticamente cessou; a Microsoft se uniu à Novell e o Windows Server 2008 trabalhará com sistemas abertos nos centros de dados.

A IT Web publica, a partir desta quarta-feira (03/12), uma seqüência de reportagens especiais sobre o avanço das soluções de código aberto