Pós-Graduação em Administração de Redes Linux

Foi ainda no primeiro semestre deste ano que recebi o convite para escrever um projeto de Pós-Graduação LATO SENSU, na área de TI, para a Universidade do Contestado – Campus Concórdia. Na ocasião fiquei um pouco receoso e preocupado, mesmo sendo professor da casa há alguns anos, já que conceber um projeto em nível de pós-graduação não é uma tarefa rotineira ou simples. Mas, com a liberdade que me foi dada para escolher a temática e convidar o corpo docente, me senti mais a vontade.

mkt_pos-arlFolder de apresentação do curso – Clique para ampliar

Agora, aprovado pelo CONSUN e promovido pelo Depto. de Pós-Graduação da UnC-Concórdia, a Pós-Graduação em Administração de Redes Linux está com inscrições abertas para a 1ª turma que tem aulas com início previsto para Abril/2014. Com um ementário totalmente focado na sua área de concentração e um corpo docente, já previamente confirmado, composto por especialistas e mestres, professores com vasta experiência de mercado e acadêmica, o curso ofertará, a priori, 25 vagas (garanta já a sua vaga inscrevendo-se on-line).

Por se tratar de um curso inovador, dentro da sua temática, para a região Oeste de Santa Catarina e Noroeste do RS e, em função da demanda cada vez maior[1] por profissionais com conhecimentos comprovados na implementação e administração de servidores Linux, particularmente, imagino que as vagas sejam preenchidas com certa rapidez. Por isso, se você ficou interessado, entre em contato o mais rápido possível com o depto. de Pós-Graduação, através do e-mail pos.cco em unc.br ou pelo fone 49 3441-1014.

[1]  Segundo Jon Hall, Diretor Executivo da Linux International, o Linux está presente em 1/3 dos servidores do mundo e em 98% dos computadores mais rápidos do planeta. Todo este crescimento do Linux vai muito além do fato dele poder ser obtido gratuitamente na Internet. Durante sua curta, mas meteórica trajetória, o Linux se demonstrou um sistema operacional com enorme estabilidade, segurança e escalabilidade – recursos absolutamente indispensáveis para redes de computadores e cenários computacionais contemporâneos e críticos.

Todo este movimento fez com que profissionais com experiência comprovada no universo Linux tivessem uma valorização acima da média para o mercado de TI. Recentemente (Jan/2013) a Linux Foundation, em parceria com a consultoria Dice, divulgou uma pesquisa sobre empregos na área de tecnologia que demandam profissionais qualificados em Linux. O estudo entrevistou cerca de 2600 profissionais e mais de 850 gerentes de RH do mundo todo. As conclusões são animadoras para quem investiu nesta carreira ou quem pretende investir. Entre os principais detalhes da pesquisa está que 93% dos gerentes pretendem contratar um profissional Linux nos próximos 6 meses. 9 em cada 10, dizem que é difícil contratar alguém com qualificação suficiente (principalmente com experiência comprovada). Os salários destes profissionais também sobem mais do que a média para a área – nos Estados Unidos a média chegou a quase 91 mil dólares por ano. 75% dos profissionais receberam aumento nos últimos seis meses e 35% pretendem trocar de emprego nos próximos 12 meses.