Problema com o PostFix?

Pergunta Enviada à LinuxNet em 12/08/2004 por Darci Dambrós Júnior:

Em Quinta 12 Agosto 2004 16:03, Darci Dambrós Junior escreveu:
> Galera,
>
> Estou testando um servidor de e-mail com o POSTFIX.
>
> Recebe e-mails direitinho, mas na hora de enviar olha a mensagem que > aparece:
>
> A mensagem não pôde ser enviada porque um de seus destinatários foi
> recusado pelo servidor. O endereço de email recusado era
> ‘darcidjunior@hotmail.com’. Assunto ‘Olá’, Conta: ‘teste’, Servidor:
> ‘correio.business.inf.br’, Protocolo: SMTP, Resposta do servidor: ‘554
> : Recipient address rejected: Relay access
> denied’, Porta: 25, Segura (SSL): Não, Erro do servidor: 554, Nº do erro:
> 0x800CCC79
>
> Ele consegue enviar mensagens apenas para usuários do mesmo domínio,
> qualquer outro domínio é recusado.
>
> O que pode ser?
>
> Abraços.
>
> Darci
>
Resposta Enviada à LinuxNet em 12/08/2004 por Jackson Laskoski (ou seja, por mim :-):

Olá Darci, tudo bem???

Veja bem Darci, se vc está conseguindo enviar e receber os e-mails de um mesmo domínio, ou seja, consegue trafegar as mensagens entre os usuários locais e diretos do teu servidor, o MTA já está devidamente funcional. O que ocorre é que as mensagens destinadas a outros domínios/servidores fora da tua rede não estão conseguindo sair, ou seja, não conseguem deixar o teu smtp rumo à um pop externo.

Isso ocorre principalmente por dois grandes motivos. O primeiro deles são as tuas regras de roteamento e firewall:

* As portas 25 e 110 precisam estar liberadas (output/input) no teu server para que as mensagens possam sair e entrar;

* VC DEVE ESTAR “SETANDO” CORRETAMENTE O ENDEREÇO DO ROTEADOR PADRÃO DO TEU SERVIDOR (por exemplo, o teu modem ADSL, o router ou outro micro com saída prá fora da tua rede). Caso não faça isso ou não faça corretamente, as mensagens não saberão por onde ir quando devem sair da tua rede local!!!

* OUTRO FATOR (que a grande maioria dos administradores esquecem) é configurar adequadamente no teu servidor de e-mails (máquina com o PostFix) o endereço válido do teu DNS (tipo: 200.215.1.35). Isso pq as mensagens, em última instância trafegam sob o número IP, mas quando chegam ao teu MTA, chegam apontando para um domínio. Por exemplo, se vc for me enviar um e-mail (enviar para jack@cnecnet.com.br) o teu PostFix vai receber a ordem de processar (entregar) este e-mail ao destino. Contudo, se ele não tiver para “quem perguntar” (um DNS válido e configurado) não vai conseguir entender que “cnecnet.com.br” é na verdade 200.x.x.x e que está fora da sua rede interna, que por esta razão, precisa passar prá frente (roteador padrão).

Atente a estes aspectos e certamente o teu MTA deverá funcionar, como diria um amigo meu, COMO UMA TETÉIA!!!!

Abraços!
Jack