Administradores de servidores Linux mais experientes devem concordar comigo quando digo que talvez a solução mais complexa a ser mantida no segmento, sejam os servidores de e-mails. Eles necessitam de constante atualização nas regras de permissionamento de quem pode ou não enviar/receber mensagens, aplicação da paths de segurança, sincronização com métricas anti-spam (greylists, SPF, assassinos de spam), upgrades do antivírus, controle de anexos e muito mais.
A menos que se implemente uma solução comercial e integrada, isso tudo precisa ser feito em torno de scripts particulares, configurando manualmente arquivos texto ou com o auxílio de utilitários restritos à partes destas funções. Tudo isso, invariavelmente, consome bastante tempo e esforço do administrador de sistemas.
Uma aplicação relativamente simples, mas muito importante num servidor de e-mails corporativo e, que costuma causar um certo transtorno quando de sua implementação, é o recurso de vacation. Trata-se basicamente da possibilidade de implementação de respostas automáticas e sob demanda à mensagens que chegam em determinadas caixas postais do servidor. Este é um cenário muito comum quando usuários saem de férias e querem gerar uma resposta automática avisando o fato para seus remetentes neste período, por exemplo.
Se você utiliza como MTA o Postfix + Courier + LDAP e quer uma alternativa ao, costumeiramente utilizado, script perl (vocation.pl), a ferramenta GNARWL pode ser a solução. “Ele tem um schema próprio que ao ser incluído no LDAP libera uma nova classe (Vacation) e novos atributos. Entre eles os mais importantes são o vacationActive (resposta automática ativa ou não) e vacationInfo (mensagem da resposta automática).
O Gnarwl também tem arquivo de configuração próprio que permite setar o tempo de intervalo de resposta para mensagens vindas de mesmo remetente (como no vacation) e outras coisas mais.”
Saiba mais: blog MundoOpenSource