Manter computadores, notebooks, smpartphones e servidores com a hora certa é muito importante. Não é apenas uma questão “estética”, mas sim, funcional. Muitos destes equipamentos processam rotinas críticas que dependem do horário correto para serem eficazes e muitos malwares (vírus, worms e afins) aproveitam-se de timers mal configurados para se instalarem em sistemas operacionais de todo tipo.
Neste sentido, só existe uma solução eficiente: sincronizar o relógio do seu sistema operacional com um servidor NTP (Network Time Protocol – Servidor de Horários) confiável. Segundo o NTP.br, a hora certa é padronizada em todo o mundo, através do Tempo Universal Coordenado, mais conhecido pela sigla em inglês: UTC. De forma aproximada, podemos dizer que esse tempo é uma média ponderada de centenas de relógios de césio e masers espalhados por laboratórios metrológicos em todo o mundo. No Brasil essa função cabe ao Observatório Nacional, no Rio de Janeiro. O ON cuida de vários relógios atômicos, que definem a Hora Legal Brasileira, que por sua vez ajuda a definir o próprio UTC.
Por um acordo entre o ON e o NIC.br, a hora certa no Brasil é distribuída gratuitamente via Internet por meio do próprio projeto NTP.br. Para saber como utilizar os servidores de horário deste projeto nos equipamentos da sua rede, basta acessar os links abaixo: