Como o próprio texto do Olhar Digital aborda, a iniciativa não é exatamente nova, mas não deixa de ser bacana. Realmente há uma carência enorme de ‘bons profissionais’ na área de desenvolvimento de aplicativos e sistemas no Brasil (e no mundo). Na prática até existem muitas pessoas querendo uma oportunidade neste mercado, mas com pouco ou baixíssimo conhecimento aplicável. Portanto, se você quer aprender de maneira autodidata e/ou rever conceitos, eis uma boa oportunidade.
Via olhardigital.com.br,
A busca desesperada por profissionais qualificados no mercado de tecnologia levou empresas nacionais a copiar uma iniciativa americana para incentivar os brasileiros a procurar este setor.
A Locaweb e a Caleum (que oferece cursos de programação) lançaram o Ano do Código, campanha semelhante à Code.org, que envolve nomes como Mark Zuckerberg e Bill Gates. Outras empresas daqui se envolveram com criação de conteúdo e divulgação, como GUJ, Alura, Globo.com, Code Miner e Casa do Código.
Como ocorre na Code.org, internautas são estimulados a ter contato com esquemas de programação de forma simples, com tutoriais e depoimentos em vídeo que ajudam a melhorar o entendimento das tarefas.
Nas aulas, o aluno usa blocos que simulam comandos de programação. No primeiro exercício, por exemplo, é preciso unir ações como “avançar”, “virar à direita” e “virar à esquerda” para mover um jogador de futebol pelo campo. Sempre que cumpre uma tarefa, o internauta pode ver o código que seria necessário para efetuar a ação.
São quase 50 etapas; quando conclui, o aluno pode procurar conteúdo de parceiros ou de iniciativas semelhantes, a exemplo da Codecademy. Clique aqui para conhecer o Ano do Código.