A temática ‘falta de profissionais capacitados em TI’ está longe de ser uma novidade, inclusive aqui mesmo no blog. A verdade é que sempre houve (e agora parece que muito mais) um abismo entre os alunos que conseguem chegar a universidade e se formarem em cursos de tecnologia, e as competências necessárias e exigidas pela indústria.
A coisa está ficando tão séria, que empresas como Apple estão investindo pesadamente em treinamentos especialistas para formar desenvolvedores com um olhar mais holístico da área. Segundo a InfoMoney, a Apple está com matrículas abertas para o seu curso de programação gratuito que acontece na Itália, em Nápoles. O treinamento foi projetado pelos próprios engenheiros da empresa da maça e é ofertado em parceria com a Universidade Federico II.
O Developer Academy é praticamente um curso em nível de graduação 100% focado nas competências que empresas como a Apple buscam em profissionais modernos. Esta é uma iniciativa que deve se tornar cada vez mais comum, inclusive no Brasil.