Faz uma semana desde que em um almoço de amigos, todos da área de humanas, entrei novamente na seara que todo profissional de tecnologia já frequentou pelo menos uma vez na vida: A afirmativa por parte dos colegas de que “as inovações tecnológicas de ponta levam uns 30 anos para chegarem ou funcionarem no Brasil”.
Em partes, o argumento generalista é compreensível especialmente ao olharmos para a infraestrutura do nosso país, os problemas sociais gravíssimos, a economia pífia, a falta de cultura digital e claro, o Estado cada vez mais ineficiente e inchado sobretaxando produtos e serviços importados. Mas mesmo com todo este cenário desfavorável, algo é difícil de negar: Já não há mais aquela janela de 30 anos para que grandes inovações cheguem e funcionem por aqui.
O vídeo acima evidencia este contexto – um Tesla X rodando (e abastecendo) em Florianópolis/SC em plena metade de 2018. É claro que o fator ‘custo’ é preponderante para uma eventual popularização deste tipo de tecnologia no Brasil, assim como, a infraestrutura das rodovias, a legislação vigente e muitas outras coisas. Mas o fato que é inegável é a inexistência da velha janela de tempo que nos separava do ‘mundo civilizado’ quando da adoção de novas tecnologias. Isso não existe mais e nunca será igual!