Todo profissional de TI autônomo ou empreendedor, seja da área de infraestrutura ou desenvolvimento, já se deparou com a questão mais aterrorizante que há: O que estou cobrando é caro ou barato? Eu poderia cobrar mais e meu cliente continuar feliz?
Segundo especialistas a resposta para a segunda indagação é sempre SIM. Na teoria, você pode cobrar o quanto quiser do seu cliente e ainda parecer ridiculamente barato. É isso mesmo! E esta máxima vale inclusive para serviços e soluções de TI. A questão fundamental aqui é: Barato ou caro depende da ancoragem que você faz, ou seja, seu valor é caro comparado ao que? Ele não poderia ser ‘interpretado’ pelo cliente como “muito barato” dependendo do parâmetro utilizado?
Estas e outras questões são discutidas neste excelente texto do Bruno Piccini. Embora saibamos que as coisas ‘nem sempre são tão simples quanto diz o manual’, as dicas e fatos expostos pelo Bruno valem no mínimo reflexão da sua parte. É sem dúvida um link para salvar no seu Pocket.