Como são os cabos submarinos de transmissão de dados?

Esta dica de matéria me foi enviada pelo amigo Mateus Correa da Silva. Como vem muito à calhar, ao perfil dos visitantes aqui do blog – especialmente aos meus alunos de disciplinas de infraestrutura de TI – achei mais do que conveniente fazer este post.

Muita gente já ouviu falar sobre os cabos submarinos de fibra óptica que são utilizados nas transmissões de dados de um continente para outro, mas pouca gente já viu qualquer imagem dos mesmos.

fibra_submarina

Foto com detalhes da estrutura deste tipo de cabo

Conforme mencionado pelo Tecmundo,

Eles precisam ser muito mais resistentes do que cabos comuns, pois passam por situações complicadas constantemente. Além das altíssimas pressões que são aplicadas a eles, também há diversas condições submarinas que podem causar problemas — desde pequenos maremotos até ataques de grandes animais, incluindo a salinidade das águas que entram em contato com os cabos.

Por isso, os cabos de fibra óptica submarinos são equipados com aço reforçado, capas de polímeros isoladores e blindagem realizada com cobre de alta qualidade. Tudo isso envolvendo uma importante camada de fibras de vidro, que será a grande responsável pelo envio das informações diretamente aos outros continentes.