Se tem algo que a Microsoft sabe fazer como ninguém, é vender suas soluções como se fossem as únicas ou, pelo menos, as melhores do mercado. Isso é uma verdade inquestionável e algo louvável do ponto de vista mercadológico, haja vista, que dificilmente vamos encontrar um “usuário final típico” que não imagine seu desktop com o papel de parede padrão do Windows XP, Vista ou Seven.
Em boa parte, isso se deve ao fato da grande e histórica disseminação do sistema operacional e suite de escritório da Microsoft nos cursinhos que se proliferaram principalmente na década passada. É a chamada “formação de clientela” ou a velha tática de “distribuir droga na saída da escola”. Nada contra esta estratégia de mercado, muito pelo contrário, business is business. Como diria Renato Russo: “O sistema é mau, mas minha turma é legal!” 🙂
Agora a empresa fundada pelo Bill Gates anuncia um novo programa de treinamento gratuito. Uma espécie de inclusão digital, obviamente, baseada nas suas ferramentas e sistemas. Segundo a própria MS, o objetivo do curso é ensinar e avaliar os conhecimentos e aptidões básicas do aluno, independentemente do seu nível de familiaridade com computação, possibilitando através do conhecimento básico adquirido utilizar o computador de uma forma mais eficiente, como uma ferramenta em seu dia-a-dia, para uso pessoal ou profissional.
De acordo com o blog do Fabrício Silva, o Digital Literacy Curriculum é constituído por cinco cursos:
- Noções básicas de computação;
- A Internet a e a World Wide Web;
- Programas de produtividade;
- Segurança e privacidade no computador;
- Estilos de vida digitais;
Obs.: Cada curso é constituído por um módulo e um teste de avaliação.
Quem não quiser fazer os cursos, pode fazer o Teste de Certificação, ele contém o conteúdo dos cinco cursos, se for aprovado poderá imprimir um Certificado do Digital Literacy personalizado.
Para saber mais acesse: