Uma das tarefas mais comuns atrelada aos webmasters em geral é trabalhar com a tabela de cores no formato hexadecimal (sistema numérico que varia de “0 à 9” e de “A à F”). O padrão HTML de codificação trabalha basicamente com esse sistema e, mesmo nos casos onde é possível se declarar/aplicar uma determinada cor (num frame, numa célula de uma tabela, na cor de fundo de um documento ou na fonte de um determinado texto) pelo seu nome (black, red, blue), lá, por baixo dos panos, ela é convertida pelo interpretador (browser ou servidor http) em formato hexadecimal. Portanto não adianta, mais cedo ou mais tarde você precisa se referenciar em seus códigos HTML à tabela de cores no formato hexa!
Embora seja fácil encontrar por aí uma tabela contendo as principais cores admitidas no padrão HTML de codificação, algumas delas tanto na base 10 quanto na base 16 (por exemplo: http://www2.ufpa.br/dicas/htm/htm-cor2.htm), é sempre útil saber como se referenciar a uma determinada cor em hexadecimal.
Para tanto, não é necessário se ter uma bola de cristal ou ficar chutando combinações em hexadecimal. Basta você usar o seu editor de imagens predileto (como o Koloupaint, Corel Photo Paint ou mesmo o GIMP), geralmente com a ferramenta “conta gotas” sobre uma determinada cor que queira descobrir o valor correspondente em hexadecimal (por exemplo: dar um print screen naquele website que você precisa descobrir o valor em hexadecimal da cor da barra lateral), depois com a ferramenta “conta gotas” clicar sobre a barra lateral e em seguida mandar exibir o valor respectivo no formato RGB (padrão da maioria dos editores gráficos).
Você receberá 03 valores na base 10 (decimal), respectivamente o “R” o “G” e o “B”. De posse dos valores em decimal, basta converter para hexadecimal. É claro que vc poderia aqui aplicar as fórmulas matemáticas correspondentes de conversão entre a base decimal e a base hexa, mas sejamos práticos: Abra a calculadora do Windows (ou mesmo na sua distribuição Linux favorita) e, no modo científico, digite o valor obtido na base 10. Por fim, clique sobre o botão “Hex”. BINGO… O número decimal será convertido para hexadecimal.
No exemplo citado acima, os valores 67, 132 e 186 em RGB, na prática poderiam ser referenciados em HTML, no formato hexadecimal, da seguinte forma: #4384BA. Simples não?