Dica curta: Mudando o caminho do diretório TEMP no Windows

Embora a primeira vista possa parecer incomum, ter que alterar o patch do diretório dos arquivos temporários no Windows, em várias ocasiões isso pode ser necessário. Em muitos casos, principalmente servidores em geral, o TEMP que originalmente fica na partição raiz do sistema operacional acaba enchendo com bastante freqüência.

Aparentemente isso não seria um problema, já que a função desta pasta é exatamente esta – aumentar e diminuir o seu tamanho (espaço alocado em disco) em função da carga de trabalho e/ou arquivos em utilização. No entanto, quando a taxa de ocupação beira a totalidade da partição raiz, até mesmo o login de usuários pode ser prejudicado. O sintoma mais comum é o usuário tentar logar, num WTS, por exemplo, e ao invés de acessar seu perfil normal, o que aparece é um perfil default básico – sem seus atalhos e preferências. Isso ocorre porque não há mais espaço em disco para alocar o perfil válido do usuário.

Mas acalme-se, resolver esta “pendenga” é muito mais simples do que parece. Você pode criar outra pasta em outra partição qualquer (no seu D:\, por exemplo) e promover o seu TEMP para o novo espaço. Para concretizar esta ação, crie a pasta no lugar que desejar e abra o editor de registro do Windows:

Iniciar->Executar->regedit

No lado esquerdo da tela, clique em:

HKEY_CURRENT_USER\Environment

No lado direito da tela, altere o valor das duas entradas para o novo local do diretório TEMP. É preciso alterar tanto a entrada “TEMP” quanto a “TMP”. Agora é só reiniciar o sistema operacional e as alterações entrarão em vigor. 😉

Nota importante: Lembre-se sempre de exportar o arquivo de registro do sistema antes de efetuar qualquer alteração. Isso garante que no caso de haver problemas com o procedimento, você possa voltar suas configurações anteriores.