O caso de Aaron Hillel Swartz, apesar de bastante desconhecido especialmente no Brasil, foi muito emblemático e marcou uma geração que começava a discutir os poderes e limites da Internet. Ele foi um programador americano, escritor, organizador político e ativista na Internet. Swartz é co-autor da especificação RSS e foi um dos fundadores do Reddit e da organização ativista online Demand Progress.
Aaron acreditava na mudança radical do mundo através da internet e da computação. Durante a sua curta vida, ele usou a programação como uma forma de ajudar a resolver problemas e tornar o mundo um lugar mais democrático, justo e eficiente. Em uma destas tentativas em 2011, Aaron usou a rede do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para realizar o download massivo de milhões de artigos acadêmicos de uma base de dados privada chamada JSTOR. Nesse meio-tempo, o Ministério Público dos Estados Unidos conduziu um processo criminal contra Aaron, que terminaria por levá-lo ao suicídio em 2013.
O documentário “O Menino da Internet: a História de Aaron Swartz”, dirigido por Brian Knappenberger e lançado em 2014, trás muitos detalhes da vida de Swartz. O produto final ficou realmente muito bem produzido e certamente vale apena assistir.