Com o lançamento do Kernel Linux 2.6.28, às vésperas do Natal, dentre várias outras novidades importantes que saltam aos olhos, a que merece certo destaque diz respeito a liberação do sistema de arquivos EXT4 sob o status de “final” ou “não experimental”. Para os que, assim como eu, há algum tempo atrás puderam experimentar na prática todas as inovações trazidas pelo EXT3 em relação ao EXT2 (principalmente a adição de Journaling list), esta é mesmo uma boa nova.
Ext4 é a evolução do sistema de arquivos mais usados no Linux, o Ext3. De muitas maneiras, Ext4 é uma profunda melhoria sobre o Ext3, sendo o Ext3, com muitas melhorias frente o Ext2. No Ext3 foi principalmente a adição de Journaling sobre o Ext2, mas Ext4 teve mudanças importantes na estrutura do sistema de arquivos destinado ao armazenamento de dados. O resultado é um sistema de arquivos com um designer aperfeiçoado, melhor performance, confiável e com muitos recursos.
Para saber mais sobre o que há de novo no EXT4, continue lendo o texto (tradução livre) escrito pelo André ou o texto original em inglês. Leitura absolutamente indispensável a qualquer usuário/administrador de sistemas Linux. 😉