É tão trivial observar reclamações de usuários mais antigos do Ubuntu Linux em relação ao novo gerenciador de janelas utilizado pela distro, desde sua última versão, que resolvi (RE)publicar esta dica aqui no blog também:
Mal acabou de ser lançada a versão 11.10 (Oneiric Ocelot) do Ubuntu e já existe grande expectativa em relação à 12.04 LTS, conhecida pelo codinome Precise Pangolin. Uma das razões do descontentamento com a versão 11.10 é a interface Unity. Confira duas dicas de interface do Ubuntu, uma para quem até curtiu o Unity e outra para quem quer abandoná-la de vez.
Customizando o Unity
Se você está satisfeito com o Unity, aí vai uma excelente dica para não perder tempo customizando a interface. O MyUnity faz diversos ajustes cosméticos para você.
O primeiro passo é adicionar o repositório, com o comando em um terminal:$ sudo add-apt-repository ppa:myunity/ppa
Em seguida, instale o MyUnity:
$ sudo apt-get update && sudo apt-get install myunity
Basta alterar as opções do lançador, dash, painel, desktop e fonte pro meio do visual simplista.
Abandonando o Unity
Instalou e não gostou? Então esta dica é para você. Rode o comando em um terminal para habilitar o Gnome clássico:$ sudo apt-get install gnome-session-fallback
Faça o logout e, no ícone da engrenagem, selecione a opção Gnome Classic. Embora o Gnome seja simples e tenha um visual que você já conhece, sugiro ir mesmo para a versão mais nova. Execute o seguinte comando no terminal:
$ sudo apt-get install gnome-shell
De forma semelhante, faça logout e, no ícone da engrenagem, selecione a opção Gnome. Para estender os recursos, aponte o navegador para o site https://extensions.gnome.org e selecione as extensões de sua preferência. Para instalar, basta clicar no botão On e depois em Install. Esta lista pode ser um bom começo.