Quem já implementou servidores movidos à FreeBSD, especialmente em cenários maiores e que possuem um número alto de requisições e clientes, já deve ter percebido o quão performático é o sistema operacional especialmente em transações TCP/IP. Aliás, a família BSD (OpenBSD, FreeBSD, NetBSD) sempre esteve na vanguarda da criação e homologação de novos protocolos de comunicação de dados e outras ferramentas com enfoque na relação cliente x servidor.
Agora o Facebook está contratando um engenheiro de software, com requisitos nada modestos, para integrar o seu time interno de desenvolvedores do Kernel Linux. A intenção de Zuckerberg e seus amigos é realizar alterações significativas na pilha de rede do Linux, afim de chegar próximo (ou quem sabe ultrapassar) a performance do FreeBSD especialmente no que tange o tratamento de requisições IPv6.
Particularmente achei a notícia bem interessante – especialmente porque segundo o anúncio, todas as alterações serão disponibilizadas para mainline do próprio projeto. Em outras palavras, o Linux poderia se aproveitar de eventuais melhoramentos neste sentido. Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo. 🙂
Leia também sobre isso no Br-Linux.org.