Fim do suporte para o Windows XP & SP1 do Windows Vista com o DirectX 10.1

Ao que parece realmente o fim do suporte oficial da Microsoft ao Windows XP (inclusive ao SP3) já tem data certa e inadiável para acontecer, ao menos é o que se dá como certo pelos lados do Redmond. Até o final de junho o aviso oficial deve estar pipocando nos pronunciamentos da companhia, isso significa dizer que organizações e usuários vão poder contar com mais 4 meses de suporte oficial ao sistema operacional. A partir daí, é bom começar a considerar a migração para o Windows Vista (por mais que você não goste da idéia… ao menos se você quiser continuar contando com os suporte oficial da Microsoft) ou, quem sabe, começar a pensar num plano de ação eficiente e coeso de migração para plaforma Linux (claro, cada caso é singular e precisa ser muito bem analisado) 😉

Segundo o blog MeioBit, a Microsoft diz que “…as vendas do Vista estão dentro do previsto, parece que nossos clientes estão felizes com ele, não vamos alterar o rumo dos nossos planos, e sim, não haverá mais suporte para o XP a partir do fim de junho. “Entretanto, o XP OEM continuará sendo vendido depois de 30 de Junho até Janeiro de 2009 […]”, diz o porta-voz da empresa do Monkey Boy.”

A notícia vem ao grande público no mesmo instante em que a companhia de Redmond anuncia que o Service Pack 1 (SP1) voltado/para o Windows Vista virá com uma atualização para o DirectX 10.1. Se a primeira vista a notícia parece empolgante, principalmente para os gamemaníacos de plantão, por outro ela pode ser muito mais catastrófica para este perfil de usuário do que possa aparentar. De acordo com o blog TechGuru, “… usuários de placas gráficas da NVIDIA não conseguirão utilizar jogos com este SP1, uma vez que os modelos da marca não trazem suporte para esta atualização. Já o blog Neowin.net diz que as séries GeForce 8 da NVIDIA e a linha Radeon HS 2X, da ATI, não serão compatíveis com o DirectX 10.1. No entanto, os novos modelos da ATI trarão este suporte, o que não acontecerá com os da NVIDIA. De acordo com a Microsoft, o suporte ao Direct3D 10.1 aperfeiçoa os aplicativos gráficos, com novos recursos de hardware e suporte às próximas gerações de placas de vídeo.”