Embora vários desenvolvedores, nas mais diversas linguagens de programação, ainda desconheçam, o FireBird é um excelente e poderoso SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados). O FireBird é um banco de dados completo, com recursos dignos dos melhores e maiores RDBMS do mercado e, com uma vantagem expressiva… trata-se de um Software Livre!
Ele possui basicamente três versões: A Classic, utilizada preferencialmente em equipamentos com arquiteturas mais robustas de hardware (multiprocessados, etc…), a Super Server, de longe a mais utilizada em projetos de pequeno e médio porte (compartilha o cache entre as conexões com o banco, e utiliza threads para gerenciar cada conexão) e a Embedded, certamente a mais desconhecida das versões do Firebird, cuja idéia é oferecer um servidor FireBird completo em apenas 3 arquivos (ideal para projetos embarcados/embutidos… aquele seu sistema rodando diretamente de um Live-CD, por exemplo). Não obstante, pode ser instalado tanto em sistemas Windows quanto Linux!
Na região (RS, SC, PR e mesmo SP) o FireBird é uma ferramenta bastante conhecida, em virtude do grande número de programadores Delphi (o que não acontece exatamente em outras regiões do país). Justamente por isso muita gente acha que o FB é um SGBD que deve ser utilizado exclusivamente em aplicações desenvolvidas no Delphi. Isso não é verdade, muito pelo contrário. O FireBird pode ser “casado” com praticamente todas as linguagens de programação de mercado, direta ou indiretamente (através de midlewares – drivers externos).
Bem, agora que já abordei rapidamente e conceitualmente o que vem a ser o FireBird e suas principais características, é hora de falar de uma outra novidade (inclusive para quem já conhecia toda a teoria postada aí em cima :)). No dia 14 de Julho de 2007, no UNIMEP, em Piracicaba-SP acontecerá o 4º Firebird Developers Day, organizado pelo amigo, escritor (autor de um dos primeiros livros sobre Delphi que pessoalmente tive acesso :)) e mantenedor do FireBase (um dos maiores e principais websites sobre FB do Brasil), Carlos Henrique Cantu.
Trata-se do maior evento sobre FB do Brasil e, certamente, um dos maiores eventos no gênero do mundo. As vagas são limitadas e a programação pode ser acompanhada no próprio website do evento. Pessoalmente, infelizmente, não consegui participar de nenhuma edição anterior do evento. Contudo, os feedbacks que chegaram até mim davam conta do sucesso do FDD. O evento é respeitadíssimo e conta com uma gama significante de palestrantes internacionais, bem como, muitos nomes expressivos do cenário de desenvolvedores nacionais.
Por confiar no trabalho do Carlos, no potencial e competência do FireBird, ser entusiasta do Software Livre em geral, usuário assíduo do FB e ter certeza do sucesso antecipado do evento, deixo aqui o recado. Aos que tiverem a oportunidade de participar e quiserem contribuir com relatos sobre o FDD, por favor, entrem em contato. Farei questão de postar feedbacks de leitores do website, aqui mesmo!!!