FISL 2007 – 3° Dia (14/04) – O Retorno dos Jedis

Infelizmente o Fórum Internacional de Software Livre – 2007 acabou. Essa é uma afirmativa irrevogável e infeliz ao mesmo tempo. Infeliz por que o FISL mau acabou e já deixou muitas saudades em todos os participantes, expositores e palestrantes do evento. Apesar do rítmo alucinante para tentar acompanhar todas as palestras, as refeições (as poucas efetivamente feitas) rápidas, o desconforto de se usar o laptop em qualquer lugar ou ponto de rede dando sopa (totalmente desconsiderado por todos os participantes), a correria para conseguir um bom lugar nas palestras mais disputadas, o quarto do hotel pequeno e “extremamente bagunçado” e as várias horas de viagem, o FISL 2007 valeu a pena, com todas as letras explícitas e garrafais!

Foi possível (conforme os leitores aqui do site puderam acompanhar) firmar muitos bons contatos com vários outros participantes (programadores, administradores, especialistas em segurança da informação) nos feedbacks e intervalos das palestras. Conseguimos chegar perto, conversar (falo mais por mim agora) de alguns ídolos (como é o caso do Jim e do Maddog), aqueles caras que desenvolvem e mantém ferramentas e metodologias, as quais você costuma usar por necessidade ou opção. De quebra pudemos acompanhar várias falas formais interessantíssimas e visitar alguns stands de algumas companhias e grupos de usuários que só seria possível numa edição do FISL mesmo.

Na foto: Paisagem de despedida de Porto Alegre… De volta a SC!

O último dia do evento misturou na programação de palestras temáticas que variaram de desenvolvimento de sistemas de informação, administração de banco de dados com ferramentas de código aberto, ferramentas de desenvolvimento e, obviamente, administração de redes e servidores. Foi de fato um dia diferente dentro do FISL, que encerrou-se com um show de rap e o sorteio de um monitor LCD de 24 polegadas oferecido pela Sun (que foi ganho por uma menina…. sim, isso mesmo, uma FELIZ mulher). Aliás, a participação feminina nessa 8ª Edição do Fórum aumentou consideravelmente… sinal de que as sub-áreas da TI andam ficando cada vez menos machistas (ainda bem, diga-se de passagem :))

Nós, os 3 escoteiros aqui de Concórdia, fizemos uma triste opção… Resolvemos acompanhar o evento até as 12:00 horas do sábado e depois retornar a Concórdia. Infelizmente todos nós tínhamos compromissos profissionais pesadíssimos logo na segunda-feira pela manhã e, voltar domingo a noite, dado o ritmo do evento, nos pareceu completamente inviável. Assim sendo, retornamos a Concórdia logo após o almoço (com dor no coração, é verdade :)). Enfim, o evento foi muito bom, no geral com um excelente nível técnico e de participação da comunidade de software livre e da iniciativa privada que investe no Open Business. Agora é esperar a edição 9 do evento e ir preparando as malas e o fôlego com antecedência 😉