Com o website oficial do evento divulgando a participação oficial de 7.417 participantes neste segundo dia do FISL 2008, o dia começa num pique muito semelhante ao que terminou ontem. A primeira fala da manhã que tive o prazer de acompanhar foi ministrada pelo Rodrigo Montoro, membro ativo da comunidade Snort-Brasil, que abordou a possibilidade de se rodar o Snort in-line, na frente de um firewall para a constituição de um sistema IPS (Intrusion Prevention System). Embora não tenha sido uma palestra decididamente técnica (até por que tratava-se de uma palestra do canal de comunidades), o assunto é sempre interessante e mesmo cedo, muita gente acompanhou o bate-papo.
Na seqüência corremos para a sala Linus Torvalds, assistir a palestra internacional do Michael Hanselmann, desenvolvedor da Google que participa da construção do Ganeti, uma plaforma de virtualização e replicância de servidores bastante escalável e disponível sob a modalidade de software de código aberto. O Michael fez uma fala focada nos principais recursos da ferramenta, seu status atual de desenvolvimento e o seu roadmap. Realmente muito interessante!
Na mesma sala, pelo segundo ano consecutivo, fiz questão de ouvir a palestra do Jim McQuillan, o fundador e desenvolvedor chefe do projeto LTSP. A exemplo do FISL 8.0, o Jim veio apresentar as principais evoluções e metas no desenvolvimento da ferramenta no último ano. Pessoalmente fiquei impressionado com os dados altamente positivos referentes a utilização de thin clients compartilhando som e vídeo em redes LTSP, bem como, o casamento praticamente perfeito entre o LTSP 5.0 e o Ubuntu (principalmente a versão 8.04 que está para sair).
Nos corredores do FISL era possível observar o clima de sempre. Um ambiente beirando ao “grudge”, com muita interatividade, troca de idéias, experiências, problemas e soluções pontuais entre os participantes das mais variadas comunidades. Um dos fatos que ilustram muito bem este aspecto do fórum foi a imagem presenciada nesta tarde, onde o Júlio Neves, numa roda completamente informal de discussão ao que parece combinava a organização de um evento de software livre com um grupo de usuários próximo ao stand do PSLB. Enfim, isso realmente parece resgatar as raízes do evento.
A última palestra que acompanhei presencialmente, por assim dizer, foi o lançamento do SAGUI, uma ferramenta que visa auxiliar administradores de redes e servidores Linux na aplicação de patchs e atualizações por perfil de usuário e equipamento. Particularmente achei interessante a iniciativa da SERPRO em liberar a aplicação sob GPL, mas honestamente não consegui ver uma aplicabilidade direta e prática para administradores que não possuem exatamente um grande número de máquinas sob sua tutela. De toda forma o software está no início do seu desenvolvimento e, conforme divulgado, a equipe espera obter contribuições da comunidade neste sentido.
Enfim, mais um dia findou-se no FISL 2008. Agora é aguardar o terceiro e último dia do evento, o qual nós infelizmente não poderemos acompanhar na totalidade, já que temos compromissos profissionais inadiáveis em Concórdia-SC e vamos precisar voltar mais cedo do que gostaríamos. :S
Veja mais fotos deste primeiro dia de evento (ainda sem tê-las colocado em um álbum), aqui: http://www.jack.eti.br/www/arquivos/imagens/fisl9/fotos/2dia/