FISL 2008 – 3° Dia (19/04)

O FISL 9.0 encerrou-se depois de 3 dias intensos de atividades. Foram dezenas de palestras, debates, workshops e muita discussão técnica e filosófica acerca do movimento pró-software livre nacional. Nas palavras dos organizadores do evento:

Terminou neste sábado, 19, em Porto Alegre, o 9 Fórum Internacional Software Livre – fisl9.0. O evento reuniu mais de 7,4 mil participantes de 21 países no Centro de Eventos da PUCRS, o maior público desde 2000, quando foi realizado o primeiro fisl. Nos três dias do evento houve debates, palestras, troca de informações e experiências, entre grupos de usuários, desenvolvedores, empresas públicas e privadas que compareceram como participantes, expositores ou patrocinadores. Foram 257 palestras, com nomes nacionais e internacionais, que lotaram todas as oito salas destinadas aos encontros.

Para a coordenação do fisl9.0, esta edição com público recorde mostra a importância que o software livre vem conquistando no mundo todo e como o compartilhamento de informações pode beneficiar a toda a sociedade. “Nosso desafio agora será organizar o evento do ano que vem, quando pretendemos marcar de forma ainda mais forte a presença do software livre na vida das pessoas, em função dos 10 anos do fisl”, diz Sady Jacques, coordenador geral do Fórum.

A meta da Associação Software Livre.Org, organizadora do fisl, é chegar a 10 mil participantes em 2009. “Sabemos que é um grande desafio, mas estamos nos preparando para isso”, afirma Jacques.

O último dia do evento foi marcado por várias palestras focadas na área de desenvolvimento de sistemas e eventos comunitários. Um atrativo a parte foi a festa de encerramento do FISL 9.0 que, desta vez, convocou os “hackers artistas” presentes no evento para dar uma palhinha durante o encontro. O organização do FISL achou interessante convidar todos os músicos, MCs, DJs e VJs que quisessem animar a festa. Infelizmente, particularmente não pude me fazer presente (não que eu fosse um candidato a músico ou Dj), uma vez que a nossa pequena caravana (o amigo Adinarte Correa da Silva e eu) teve que voltar logo cedo para Concórdia-SC, mas fiquei sabendo que a festa foi animada! 🙂

Enfim, o Fórum Internacional de Software Livre – 2008 encerrou-se e agora nos resta aguardar a versão 10.0 do evento. De toda forma, pessoalmente, acho que o nível técnico deste último FISL caiu um pouco em relação as versões anteriores. Honestamente, esperava mais do que consegui ver em algumas palestras, mas no geral o evento como um todo foi extremamente válido. Não só pelo fato das falas em si, mas pela oportunidade de se trocar experiências, anseios e reencontrar alguns velhos amigos (que na maioria das vezes só conseguimos contato por e-mails).