Amanhã inicia a 13ª edição do Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre/RS. Este ano o evento acontece de 25 à 28 de julho, no Centro de Eventos da PUC. Infelizmente por motivos de força maior (muito trabalho e cada vez menos tempo), pelo segundo ano consecutivo não poderei me fazer presente neste, que é o maior evento sobre tecnologias livres da América do Sul.
É verdade que já se foi o tempo em que o FISL era sinônimo de palestras com alto teor técnico, onde geeks falavam pra geeks, mas nem só de bits e bytes o mundo do software livre se alimenta hoje em dia. Aliás, talvez este seja mais um efeito colateral da popularização e crescimento das soluções open-sources no mundo acadêmico e corporativo (o que é sem dúvida muito positivo para toda a cadeia produtiva que envolve o universo open-source).
De qualquer forma, sempre aconselho todo mundo a participar do FISL, principalmente os que nunca foram. É sempre um momento de reciclagem, de ouvir visões diferentes sobre assuntos que julgamos consolidados, de aprender coisas novas e principalmente de fazer networking e encontrar ao vivo figuras que só conhecemos de blogs e listas de discussão.
Se algum leitor aqui do blog estiver participando do FISL13 e quiser deixar um breve comentário neste post sobre suas impressões acerca do evento, por favor, não se acanhe. Todo feedback será muito bem-vindo! 😉