Num trabalho conjunto entre a NetApp, a Citrix e a própria comunidade FreeBSD, a Microsoft anunciou, durante a BSDCan 2012, que o Windows Server Hyper-V agora suporta nativamente o FreeBSD como guest. Em outras palavras, agora poderemos virtualizar o FreeBSD e todas as suas variantes (FreeNAS, pfSense, PC-BSD, etc…) com suporte oficial da fabricante do hypervisor. Segundo a própria Microsoft, todos os drivers foram desenvolvidos e liberados sob BSD license e, até o presente momento, permitem a consolidação de VMs com o FreeBSD 8.2 e 8.3 no Windows Server 2008 R2.
A virtualização tem um papel cada vez mais estratégico e crítico nos ambientes computacionais modernos. A consolidação de serviços e servidores é uma realidade sem volta porque permite escalabilidade, alta-disponibilidade e economia de recursos materiais, ambientais e humanos nos ambientes de TI . Sem dúvida alguma, sob o ponto de vista corporativo, o suporte nativo a plataforma operacional FreeBSD por parte de um dos líderes de mercado em virtualização é uma excelente notícia – já que permitirá a agregação de servidores FreeBSD (e provavelmente em breve também OpenBSD) de forma natural em estruturas movidas à Windows previamente existentes, com baixo custo operacional. A comunidade FreeBSD/BSD e de software livre em geral também ganha bastante com este tipo de anúncio, já que a base instalada da plataforma tende a aumentar naturalmente – gerando novas demandas por consultoria, implementação e suporte.
É importante lembrarmos que o FreeBSD e derivados já são suportados nativamente por vários outros Hypervisors como o VMware, Xen, KVM, etc… – Logo, certamente a Microsoft não investiu neste tipo de port por altruísmo. Ela simplesmente está reagindo a uma demanda de mercado existente, principalmente no campo da infra-estrutura e segurança de redes de dados.