Pode parecer um pouco estranho o título deste post, num momento onde praticamente todos os usuários Linux (em desktops, principalmente) utilizam distribuições com gerenciadores de janelas e softwares que conseguem gravar CDs/DVDs à cliques de mouse. Mesmo no campo dos servidores, onde em boa parte dos ambientes operacionais Linux não se tem um ambiente gráfico de trabalho, utilizar um CD ou DVD para armazenar dados em massa não é uma prática muito comum hoje em dia. Pra este tipo de prática, em cenários corporativos, o ideal é trabalharmos com Storages ou NAS.
Contudo, uma pergunta envida a uma, das várias listas de discussão que costumo acompanhar, me motivou a escrever este pequeno texto. O remetente estava com dúvidas sobre o que usar para gravar DVDs no Linux, mais especificadamente no Debian Squeeze, a partir da shell texto. O objetivo era basicamente automatizar um script de backup em DVDs. Na resposta que lhe enviei, mencionei um pacote chamado Wodim.
O Wodim faz parte de uma coleção de programas chamada cdrkit, na qual fazem parte também o icedax e o genisoimage. Sua principal função é identificar e trabalhar com a sua gravadora de mídias. Para utilizá-lo no Debian Linux, basta seguir os passos abaixo:
Instale os pacotes necessários:
# apt-get install wodim dvd+rw-tools
O pacote dvd+rw-tools na prática é conjunto de bibliotecas que permitem você gravar/queimar a mídia em si.
Listando todos os dispositivos encontrados:
# wodim –devices
wodim: Overview of accessible drives (1 found) :
————————————————————————-
0 dev=/dev/hdb rwrw– : HL-DT-ST DVD-RAM GH22NP20
————————————————————————-
No exemplo o dispositivo DVD esta instalado em /dev/hdb.
Gravando arquivos no DVD-RW:
Agora que já instalamos todos os pacotes necessários e conhecemos o dispositivo que queremos utilizar, podemos iniciar o processo de gravação. O primeiro passo é formatar o DVD:
# wodim -blank=fast -v dev=/dev/hdb
Onde:
wodim -blank=fast = Formatação rápida
wodim -blank=all = Formatação completa
Agora, basta efetuar a gravação/queima da mídia:
# growisofs -Z /dev/dvdrw -R -J /arquivos/backup/escola/*
Neste exemplo estamos gravando no DVD (cujo drive está mapeado em /dev/dvdrw) todo o conteúdo (arquivos e subpastas) do diretório “escola”.
Simples assim! 😉