Hyper-V 3.0 vai acompanhar o Windows 8 64bits

A Microsoft anunciou recentemente que vai incorporar o Hyper-V 3.0 na versão 64bits do Windows 8. O Hyper-V é a plataforma de virtualização profissional da MS e, a exemplo de seus concorrentes, permite que usuários executem vários sistemas operacionais e ambientes em uma mesma máquina. Isso é útil para desenvolvedores para fins de teste. Mas ela também é cada vez mais utilizada por administradores de TI que precisam configurar e dar suporte a PCs virtualizados.

Com o Hyper-V 3.0 será possível criar até quatro drives virtuais dentro do próprio sistema operacional, utilidade excelente para servidores. Além disso, a ferramenta será útil para acelerar o hardware e até gerenciar sua conexão. Ainda de acordo com o Tecmundo,  a grande novidade dessa versão do Hyper-V é mesmo o novo formato de disco rígido, o VHDX. Diferente do seu antecessor, o VHD, o novo modelo permitirá a virtualização de até 16 TB de capacidade, oito vezes mais que a antiga. Tudo isso tem um preço: o processador e o Windows 8 em seu computador precisam ser de 64 bits, além de contar com mais de 4 GB de RAM.

O Hyper-V exige um sistema operacional com Second Level Address Translation (SLAT), recurso que ajuda no gerenciamento de memória. “O SLAT é um recurso presente na atual geração de processadores de 64 bits da Intel e AMD”. Estão incluídos neste rol os processadores Core i3, i5 e i7 da Intel e o Barcelona da AMD.

Segundo o IPNews, incluir o Hyper-V no Windows 8 é também um movimento contra a concorrência da VMware, maior rival da Microsoft no crescente mercado de virtualização.