INPE inaugura o seu novo supercomputador!

O novo supercomputador instalado em Cachoeira Paulista (SP) e recém inaugurado pelo CPTEC/INPE, ocupa o 29º lugar no ranking dos Top 500 (lista dos mais rápidos sistemas computacionais do mundo). Com velocidade máxima de 205.1 TFlops, equivalente a 205.1 trilhões de cálculos por segundo, Tupã é hoje o terceiro mais poderoso entre os supercomputadores dedicados à previsão numérica operacional de tempo e de clima sazonal. Considerando as aplicações para mudanças climáticas, fica em oitavo lugar.

Somente os EUA, Rússia, China e Alemanha têm máquinas mais rápidas. Ele custou R$ 31,3 milhões. Apenas no sistema de refrigeração da máquina foram gastos R$ 2,9 milhões. Para alimentá-lo, o INPE precisará construir uma nova central elétrica, de mil quilowatts. Hoje só há 280 quilowatts disponíveis no instituto.

Segundo o próprio instituto, com o Tupã, que deve entrar em plena operação no início de 2011, o INPE poderá gerar previsões de tempo mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade, ampliando o nível de detalhamento para 5 km na América do Sul e 20 km para todo o globo. Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros. As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.

Saiba mais: http://www.cptec.inpe.br/supercomputador/index.php

Veja as fotos do processo de transporte e montagem do Tupã: http://www.cptec.inpe.br/supercomputador/fotos.php