Integrando o manual do PHP ao VIM

Esta contribuição está participando do sorteio da Mochila Targus Matrix. Envie seu texto e participe você também, você contribui com outros usuários e ainda pode faturar uma mochila novinha em folha para o seu laptop. Saiba mais sobre como participar.

Sobre o Autor:

Renato Michnik de Carvalho
renato@rootlinux.com.br

Continuando com a série de artigos sobre o vim, vamos fazer algo simplismente fodástico, integrar o manual do php! Que tal você simplismente digitar:

help funcao_php

e ele mostrar exatamente a função no manual? Joia não? Então, para isso basta você adicionar ao seu .vimrc as seguintes linhas:

CODE:

  1. if has(“autocmd”)
  2. autocmd BufNewFile,Bufread *.php,*.php3,*.php4 set keywordprg=“help”
  3. endif

Feito isso, diga para o vim onde ta seus manuais (você pode ter mais de um, é claro, e também de outras linguagens), no caso, o do php que é a linguagem que eu utilizo diariamente, portanto foi o convidado da vez.

CODE:

  1. helptags /home/USUARIO/.vim/doc

Agora so falta o manual, que como sou um cara legal, vou deixar tudo mastigado para você, clique aqui e salve o arquivo no seu ~/.vim/doc

Pronto! Tudo certo, faça um teste agora, abra um arquivo php e digite :help funcao e pronto, você terá uma lista das funções, e digo mais, se você seguiu o artigo anterior que falo sobre utilizar a tecla TAB para autocompletar, você poderá digitar apenas o início da função e terá uma lista de funções correspondentes, como na imagem abaixo

vim-helptags.jpg

Ah, mas você gostaria que o seu manual estivesse com a última atualização do mundo, do universo e ainda com todos os comentários? Então, adicione a linha abaixo ao seu .vimrc e coloque o cursor encima de uma função php e aperte F10 e veja, lembrando que há a dependencia do navegador para console lynx.

CODE:

  1. map “vyiw:new:execute “r!lynx –dump http://br.php.net/manual/en/function.”.@v.”.php”:set nonu:1

Pronto, espero que tenham gostado! 🙂