Creio que boa parte dos leitores aqui do JACK.eti.br já sabem acerca do fim do desenvolvimento contínuo do Kurumin Linux. O fato é que há alguns meses atrás o Carlos E. Morimoto (criador e mantenedor da distribuição) divulgou que o Kurumin estava prestes a ser descontinuado, devido a já ter cumprido com sua missão (o de ser uma distro desktop de qualidade e praticamente toda traduzida para o pt-BR, num tempo onde iniciativas do gênero eram raras). Não obstante, o Leandro Santos, mantenedor do Kalango Linux (originalmente baseado no Kurumin), também anunciou o término do ciclo de desenvolvimento da distribuição alegando basicamente os mesmos motivos do Morimoto.
Bem, discussões filosóficas e opiniões a parte, o fato é que o caso “Fim do Kurumin/Kalango” teve uma nova reviravolta (coberta inclusive pelo Br-Linux.org) na última semana. O Leandro Santos postou no fórum do kurumin um comunicado em que dizia ter conversarsado/combinado com o Morimoto de encabeçar e manter o que ele chamou de “Kurumin NG (Next Generation)”. Cito abaixo um trecho do respectivo comunicado:
Meu nome é Leandro Santos e sou o criador e mantenedor do Kalango Linux. Eu e o Carlos Morimoto havíamos destido de manter os projetos Kalango e Kurumin por não existir até então mais algum motivo plausível para a existência desses projetos, já que hoje em dia temos ótimas opções para Desktop como o Ubuntu, Madriva, Fedora, etc…distros que tem feito um trabalho competente no que se refere à Desktop.
Entrentanto nós sabíamos que o fim dos dois projetos de uma vez seria uma perda enorme para a comunidade nacional, pois os dois projetos já têm o seu público fiel que espera um sistema que use KDE por padrão, que já tenha suporte total ao Português do Brasil e diversas outras características que vocês estão acostumados.
Dentro deste assunto eu fiz a proposta de manter a nova geração do Kurumin chamada Kurumin NG com base no (K)Ubuntu, proposta esta que foi aceita pelo Carlos e que já está em andamento. A princípio é isso que posso falar a respeito do Kurumin NG, de agora em diante vamos manter vocês atualizados a respeito do projeto.
E me ajudem nos testes do novo sistema de Ícones Mágicos que vou postar no fórum.
Como podemos observar, parece que o Kurumin como conhecemos (baseado na árvore de pacotes da distro Debian Stable) vai mesmo se aposentar, mas em seu lugar um novo projeto que promete manter as suas raízes está prestes a nascer. O Leandro já está inclusive requisitando ajuda de voluntários que queiram participar do desenvolvimento do Kurumin NG, que segundo ele mesmo, já tem inclusive um Beta. Para saber mais, visite o fórum do kurumin e contribua com a nova geração de uma das distribuições Linux mais populares do Brasil. 😉
Leia mais: http://www.maxraven.info/oficialmente-o-fim-do-kurumin.html