Boa parte dos leitores aqui do JACK.eti.br são gamemaníacos. Isso não é uma suposição, é uma constatação que faço em virtude da enorme quantidade de e-mails em PVT que recebo questionando sobre temas relacionados aos jogos e consoles. Em praticamente todos eles, ou nos que consigo responder devido a quantidade desproporcional de mensagens em relação ao tempo que disponho para tanto, digo o que é uma verdade absoluta: “Não sou especialista em games”!
Ao contrário, posso afirmar com bastante sinceridade que parei de jogar efetivamente depois do velho e bom Quake I (for Linux, na época). Não necessariamente por uma opção, mas por uma necessidade em função do pouco tempo que possuo e, que a cada dia parece ficar menor ainda.
Atari 2600
Obviamente que isso não significa que não goste do tema ou que não “dê meus tiros vez ou outra”, nem que não costumo responder questionamentos que eventualmente domine as respostas, é claro (não adianta me enviar perguntas relativas a truques, dicas, atalhos ou teclas). Justamente em função deste fato é que gostaria de compartilhar com todos os leitores aqui do blog, o site que visitei há pouco e achei absolutamente interessante. Trata-se do History of Video Games.
Engenheiros testando joystick no Spacewar
Na prática é um museu dos consoles de jogos na web. A grande “sacada” do site é a interatividade que o internauta tem com a linha do tempo. Você pode literalmente navegar por ela, através dos anos e equipamentos, além de conseguir visualizar por quanto tempo o console foi efetivamente fabricado.
A linha do tempo representa os lançamentos de 1957 à 2004 (sim, temos 5 anos de defasagem, o que não compromete a idéia central do site), do spacewar aos jogos on-line e ondemand. Não obstante, ainda é possível se obter mais informações sobre um determinado console clicando sobre o nome do mesmo e aplicar filtros para visualizar lançamentos apenas de determinados fabricantes. De fato, muito bacana! 😉