É comum, em qualquer linguagem de programação (alto ou baixo nível; for web ou GUI), termos que manipular informações (tamanho, path, hora de modificação, etc…), inserir ou excluir dados em arquivos e diretórios no disco rígido. Em Visual Basic isso costumeiramente era feita, pelo menos até a versão 5.0 da ferramenta, através de APIs do próprio Windows (um processo no mínimo chato).
O VB 6 trouxe um recurso embutido chamado FileSystemObject, ou simplesmente FSO. O FSO é uma suíte de objetos que permitem a manipulação e modificação de arquivos e diretórios de uma forma muito simples. Não se trata de um objeto visual (como um TextBox ou um Label), nem tão pouco vem incorporado por default (é preciso fazer referências à sua biblioteca no Visual Basic 6.0; que está presente no arquivo Scrrun.dll). No entanto, uma vez referênciado e invocado (através da criação de um objeto manual – CreateObject) a sua implementação é bastante tranquila e o trabalho com arquivos e diretórios fica sensivelmente menos traumático!:)
Para conhecer um pouco mais sobre o objeto e/ou aprender a como utilizá-lo através de exemplos práticos, dê uma olhada neste outro bom artigo publicado pelo José Carlos Macoratti. Fica aqui também a dica em relação ao artigo (com aplicativo-fonte) que demonstra como criar um sistema de backup simples utilizando o FileSystemObject.